quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DIa 2 - GaUDí

Fotos das Pedreiras:




Bom dia!!! ok dia 2 na saga barcelonesca.
depois de sairmos do albergue, fomos pro outro. saímos do extremo leste de Barcelona pra irmos pro nordeste. o local desse outro albergue era uma graça. bem residencial, com ruas bonitinhas, pessoas andando calmamente nas ruas, essas coisas. alguns comércios: bancos, padarias, restaurantes pequenos, cabelereiro, etc.
o albergue - Barcelona Feet Up - em si tb é bem bonitinho. uma casa de três andares. fizemos o check in e saímos pra viver a vida. 
fomos ver a Sagrada Família. saímos da estação e tinha uma fila gigante dando volta na esquina e tudo. felizmente, antes que desistíssemos, a fila andou rápido e entramos. meio caro... 11,50 inteira e 9,50 pra estudante. mas é linda...
eu não costumo gostar muito de Igreja, por causa do ambiente meio claustrofóbico que elas têm normalmente e de devoção e essas coisas. mas a sagrada família tem duas coisas muito boas, três na verdade: 1-tem o estilo gótico, mas em vez de vc se sentir oprimido pela poder de Deus ou algo assim, ela é espaçosa e os tetos bem altos e que vão se afinando a medida que sobem têm no fim círculos por onde a luz entra e em volta deles desenhos que parecem os raios de sol. ou seja, vc fica mais admirado pelos elementos de natureza que ele mistura no local do que qualquer outra coisa. é som beeeeem alta e ostensiva nesse sentido. vc sente o trabalho que ele teve, só de olhar em volta. e essa coisa da natureza a gente viu em todos os outros trabalhos dele. 2- as esculturas todas em volta e nas paredes de fora contam a história de Jesus, mas de uma forma bem humana, humilde, não sei. não tão idealizada. 3- ainda não é uma Igreja completamente, então não tem aquele clima que eu não gosto muito ainda heheh. 
na verdade, essa Igreja é tão maneira que eu não imagino um Padre normal dando sermão lá. imagino uma mistura de padre católico com chefe dos Incas, algo assim.
enfim, não subimos porque a fila estava mais gigante ainda que a de fora de demoraria uma hora e pouca. o importante é que é bem bonito, mas ainda está em fase de construção e deve demorar bastante pra ser acabada.
PS: a tartaruga aos pés das pilastras segurando toda a Igreja nos cascos são fenomenais. e as frutas coloridas n topo das torres são geniais tb.
saímos de lá com fome e procuramos um local pra comer, no caminho das Pedreiras, tb do Gaudí. comemos num bar especializado em Paellas, mas que nem era tããão bom assim. bebemos Estrela Damm, outra cerveja típica de lá. e de sobremesa uns sorvetesinhos furrecos que eles nomeiam de forma mais chique hehehe
pedimos informação e depois de várias pessoas simpáticas nos ajudarem, chegamos em outra fila. As Pedreiras. esperamos meia hora pra entrar, pagamos (9.50 e 5.50) e entramos. 
a construção é muito bonita. a impressão que dá é que ele pegou um grande bloco de pedra e esculpiu tudo do zero assim, no local mesmo. e o fato de ser com essas pedras brancas dá uma sensação contraditória de leveza, meio casinhas gregas e dureza e estabilidade. parece aquelas casas de algum lugar que esqueci agora, meio frio, que vi num documentário, onde as pessoas constroem suas casas na terra, como ocas, grutas, sei lá. e todos os objetos da época tb são bem bonitos. dentro, lá em cima, tem um clima meio medieval, por causa das paredes, das pilastres, etc. e lá em cim,a nas chaminés é foda. vc tem uma vista linda de Barcelona, com o prédio da mulher sentada em cima logo do lado; as esculturas grandes que parecem rostos de guerreiros e umas escadas e arcos por onde passamos, tb cheios de charme.
antes de ir embora, mamãe ficou olhando a lojinha e eu a exposição do Rotchenko, logo embaixo e de graça que acabava depois de dois dias. muuuuito boa.
saindo de lá, andamos, andamos e andamos o passeig de gracia. rua onde ficavam as Pedreiras e a casa Batló, por onde passamos em frente, mas não entramos. algo a se fazer numa próxima vez. mas só de fora já dá pra ver que é eeeem bonito lá dentro.
chegamos andando tb na praça catalunya, cheia de gente. beem movimentado. El Corto Ingles, Fnac, etc. cheia de lojas conhecidas, que já vinham desde essa rua grande. tipo essas avenidas de são paulo, etc. na frente de um prédio grande lá, acho que a bolsa, ministério, alguma coisa dessas, tinha dois caras tocando vários instrumentos e fazendo música tecno ali, na hora. foda!!!! filmei rapidinho eles. e olha que eu nem curto muito musica eletronica, mas tava irado mesmo. do lado, mais um pouco, uns caras meio indios, algo bolivianos, não sei, tocavam em grupo vestidos de índios americanos, com flautas, violões, etc. 
uma feirinha de artesanato, uma andada em Las Ramblas e uma procurada por comida depois....resolvemos comer no Burguer King! isso é que é hamburguer!!!! delicioso...
cansadas e exaustas, voltamos e dormimos logo.
beijos e té o dia 3.

Nenhum comentário: